O risco ao praticar esportes

Especialista explica como a imprudência pode prejudicar a saúde dos atletas amadores e profissionais

Por RENAN SCHUINDT

Sabemos que a prática esportiva faz bem à saúde tanto do corpo quanto da mente. No entanto, se não for conduzida da forma correta, a chance de lesões é alta. Dependendo da atividade, diferentes problemas podem acontecer nas articulações. Tendinite, distensões musculares e até mesmo fratura por estresse são alguns dos problemas que podem atingir o atleta, seja ele amador ou profissional.

"O futebol é um dos mais propícios a entorses, principalmente em joelho e tornozelo", explica o ortopedista especialista em medicina do esporte da Rede de Hospitais São Camilo, Carlos Górios. "Além disso, nos casos em que o atleta consegue continuar na prática esportiva, a lesão pode fazer com que aconteça uma queda no rendimento", alertou.

Aquecimento prévio e um preparo físico adequado são formas de evitar os problemas. "As lesões geralmente doem, por isso é necessário tratamento médico. Além disso, podem levar a incapacidades funcionais tanto para as atividades físicas como para as atividades do dia a dia, como caminhadas, subir escadas ou se levantar da cadeira. A pessoa pode ter perda de força no membro lesionado e não conseguir se movimentar", detalhou o especialista. 

Cirurgia leva a recuperação mais lenta

A boa notícia é que se lesionar não significa pendurar as chuteiras. É possível tratar as lesões e voltar para o esporte após a recuperação.

"O tempo de melhora vai depender do tipo e da gravidade da lesão que o atleta teve. Uma contusão, por exemplo, pode ser de rápida recuperação, em torno de uma semana", diz o ortopedista.

Já as entorses dependem do grau da contusão. Se for leve, o atleta deve ficar parado, em média, por seis semanas. Já as lesões mais graves necessitam normalmente de cirurgia, com recuperação de seis a oito meses.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários