Conheça o Pomodoro, a técnica italiana de gestão de tempo e ansiedade

Por ISTOÉ ECONOMIA

por Tirley ALFONSO

Na década de 1980 o italiano Francesco Cirillo desenvolveu uma técnica de gestão de tempo para conseguir se concentrar em seus estudos da faculdade. Esta técnica foi sendo aprimorada por anos até ser divulgada em 1992.

A técnica “pomodoro” — que significa tomate, em italiano, nome dado por causa de um popular cronômetro naquele país em formato da fruta — pode ser aplicada em todas as atividades, pois aumenta a agilidade mental e também o rendimento em razão das pausas freqüentes. Ela faz com que não exceda a capacidade de concentração, o que garante um melhor desempenho na realização das atividades.

Os objetivos dessa técnica estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações.

A técnica é muito simples e consiste em manter o pensamento focado na atividade escolhida por 25 minutos (1 “pomodoro”) e logo após fazer uma pequena pausa de 5 minutos para relaxar a mente.

A cada 4 “pomodoros” é necessário uma pausa maior para que a mente recupere suas energias, meia hora é o bastante.

Durante o tempo de descanso, é importante não fazer nada que requeira muito esforço mental e sim usar as pausas para relaxar a mente. O ideal seria um alongamento, automassagem ou exercícios de respiração.

As pausas maiores podem ser utilizadas para comer, fazer uma caminhada ou ver algum vídeo interessante .

Dicas:

1 – Se, enquanto executa a atividade, lembrar de algo que precisa fazer, anote em um papel e volte a trabalhar até terminar os 25 minutos para não perder o foco.

2 – Se houver alguma interrupção urgente, o “pomodoro” deve ser cancelado e começar outro quando retomar.

3 – Também é importante anotar a quantidade de “pomodoros” já completos para não se perder.

Esta técnica te ajudará muito se você tem dificuldade em terminar as suas tarefas no prazo ou se já está ansioso com sua lista de afazeres acumulados.

Pense em seus benefícios e a incorpore a sua rotina:

a) Faz com que você defina prioridades;

b) Faz com que você lide melhor com a procrastinação, assim evitando distrações mesmo que sejam rápidas;

c) Faz com que você aproveite o tempo livre, pois se sentirá mais satisfeito pelo período de trabalho produtivo.

Comentários