Programa da Defesa Civil de Petrópolis vira referência para outras cidades

Projeto busca desenvolver a cultura de prevenção nas escolas

Por O Dia

Defesa Civil de Petrópolis participou de evento em Guarulhos
Defesa Civil de Petrópolis participou de evento em Guarulhos -
Petrópolis - Com cerca de 20 mil alunos de mais de 200 colégios, o programa Defesa Civil nas Escolas, criado pela Prefeitura de Petrópolis, se tornou modelo para outras cidades. Com o intuito de desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural junto à crianças, o projeto foi bastante elogiado no 3º Encontro de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Grandes Metrópoles, realizado nesta quarta-feira, em Guarulhos.

"Foi muito interessante a exposição do projeto Defesa Civil nas Escolas. Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil e que pode ser replicado em diversas cidades", explicou Sidnei Furtado, promotor da ONU no Brasil. 

Nos cinco primeiros meses letivos deste ano, o programa foi oferecido em 180 colégios da rede municipal, 30 particulares e em dois estaduais. Ao todo, mais de 20 mil alunos participaram de 631 atividades, trabalhando em cima das ameaças de inverno. Neste semestre, serão desenvolvidas ações que envolvam os riscos relacionados ao verão, como os deslizamentos de terra e as inundações.

"O trabalho em sala de aula é importante para garantirmos um futuro resiliente, criando uma cultura de percepção de riscos e de prevenção aos desastres de origem natural. Esperamos envolver ainda mais alunos neste semestre, quando trabalharão as ameaças relacionadas ao período de chuvas fortes", explicou o coronel Paulo Renato, secretario de Defesa Civil do município.

Comentários