Surto de sarampo em São Paulo amplia campanha de vacinação

Primeira etapa vai imunizar bebês a partir de seis meses. Adultos entre 20 e 29 anos são o foco da fase dois

Por O Dia

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo vai imunizar crianças entre os seis meses e os cinco anos, e jovens adultos entre 20 e 29 anos
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo vai imunizar crianças entre os seis meses e os cinco anos, e jovens adultos entre 20 e 29 anos -
Macaé — O ressurgimento de casos de sarampo no país forçou uma ampliação da cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. Normalmente destinada a crianças a partir de um ano, nesta etapa serão incluídas bebês acima de seis meses. Em Macaé, 35 postos e unidades de saúde estão imunizando a população.
"Por conta do aumento no número de casos, o Ministério da Saúde decidiu incluir crianças a partir de 6meses até 11 meses”, explica Luciana Santos, responsável pelo programa de imunização da secretaria de Saúde. “Será uma ‘dose zero’, que não será considerada para fins de esquema vacinal. Essa criança deverá retornar ao serviço de saúde aos 12 meses para iniciar a vacinação de rotina com a triviral”, orientou.
A campanha será voltada para dois públicos. Até o dia 24, serão vacinadas as crianças até os cinco anos incompletos. A partir do dia 25, os jovens adultos entre 20 e 29 anos que ainda não tenham sido imunizados. As doses administradas sãoda vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola.
Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos três meses, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados desarampo:97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.
Postos de vacinação
CASA DA VACINA
PRONTO SOCORRO AEROPORTO
ESF AJUDA A
ESF AJUDA B
ESF AJUDA C
ESF AROEIRA
ESF ATERRADO DO IMBURO
ESF BARRA BRASÍLIA A /B
ESF JARDIM FRANCO
ESF AREIA BRANCA
ESF BICUDA GRANDE
ESF BICUDA PEQUENA
ESF BOTAFOGO
ESF CAJUEIROS
ESF CAMPO DO OESTE
ESF CÓRREGO DO OURO A/B
ESF ENGENHO DA PRAIA
ESF FRADE
ESF FRONTEIRA A/B
ESF GLICÉRIO
ESF HORTO
ESF IMBETIBA
ESF LAGOMAR A /D
ESF LAGOMAR B/C
ESF MALVINAS A/C
ESF MALVINAS B
ESF MORRO DE SÃO JORGE
ESF NOVA ESPERANÇA A/B
ESF NOVA HOLANDA A /B
ESF PRAIA CAMPISTA
ESF SANA
ESF TRAPICHE
ESF VIRGEM SANTA
ESF VISCONDE
UBS BARRAMARES

Comentários