FGV lança graduação em Ciência de Dados

Curso pioneiro no país começa em 2020 e tem duração de quatro anos

Por O Dia

Com duração de quatro anos, curso disponibiliza oito vagas pelo Enem
Com duração de quatro anos, curso disponibiliza oito vagas pelo Enem -

A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) anunciou o laçamento do primeiro curso de graduação em Ciência de Dados do país. A turma inaugural, com 40 vagas, terá início em janeiro de 2020. O curso, que tem duração de quatro anos e carga total de 2.610 horas, é voltado para estudantes que pretendem atuar no mercado corporativo ou seguir carreira acadêmica como pesquisadores.

De acordo com a instituição, os estudantes terão contato, ao longo do curso, com lições que envolvem disciplinas como Aprendizado de Máquinas, Modelagem Estatística, Processamento de Linguagem Natural e Visualização, além de aplicações práticas em áreas como Epidemiologia e Economia e Finanças. 

Segundo o professor Yuri Saporito, coordenador da graduação, o objetivo é ensinar aos alunos as habilidades e competências necessárias para a análise intensiva de dados e geração de conhecimento para a tomada de decisões. As oportunidades de emprego são em áreas diversas, como nas empresas de tecnologia, varejo, bancos de investimento, organizações não-governamentais, consultorias, multinacionais, empresas de mídia e comunicação, e em carreiras no campo da pesquisa.

"A nova graduação em Ciência de Dados oferecerá aos alunos uma trajetória inovadora de formação. Eles serão capacitados para, em vez de somente utilizarem ferramentas e pacotes comumente disponíveis, aprenderem a criar suas próprias ferramentas analíticas por meio de ambientes de programação. Os estudantes aprenderão todos os fundamentos matemáticos, estatísticos e computacionais necessários para exercer essa profissão moderna", explica Yuri Saporito.

INSCRIÇÕES

O corpo docente é formado por professores com doutorado e pós-doutorado em instituições que exercem liderança internacional na área e têm ampla experiência em pesquisas aplicadas, bem como em consultorias para empresas privadas e setor público.

Das 40 vagas disponíveis, 32 serão ocupantes mediante o vestibular da FGV e oito via Enxame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para a primeira turmo da graduação em Ciência de Dados devem ser feitas até o dia 8 de outubro, pelo site www.fgv.br/vestibular.

 

Galeria de Fotos

Com duração de quatro anos, curso disponibiliza oito vagas pelo Enem Foto: Daniel Castelo Branco
Feira virtual FGV Talentos 2018 terá chats e fóruns com representantes de empresas e seleção online Daniel Castelo Branco

Comentários