Quem tiver dívidas bancárias poderá aproveitar essa semana para tentar sair do vermelho ao renegociar os débitos em atraso no mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que começa hoje e vai até a próxima sexta-feira. Na cidade do Rio serão 32 agências que vão funcionar em horário especial para o atendimento que acontecerá até às 20h. A depender de cada banco participante, os descontos podem chegar a 92%, como prevê o Banco do Brasil. A ação negociação de dívidas é promovida pelo Banco Central (BC) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O atendimento nas unidades que não estão listadas na tabela abaixo será feita no horário normal de funcionamento das agências. Os bancos que participam do mutirão são: Bradesco, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa, Itaú e Santander.
Além das agências, os clientes também poderão recorrer aos canais digitais de cada banco e à plataforma do consumidor.gov.br.
"Cada instituição terá a sua política própria de renegociação, mas há o compromisso de que, durante a semana, haverá condições especiais de negociação", assegura o diretor de Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva.
Durante a semana de Negociação e Orientação Financeira, o Banco do Brasil, por exemplo, vai oferecer liquidação de dívidas com descontos de até 92%, e os prazos podem chegar a 120 meses.
No Santander, quem tem atrasos de até 60 dias terá reduções nas taxas de até 20%. Já para acordos com atrasos acima de 60 dias, os descontos serão de até 90%.
O cliente que for pessoalmente renegociar no Itaú pode conseguir abatimento de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano. Redução válida para a Caixa, onde os interessados poderão unificar os contratos em atraso.
A iniciativa já acontece bem antes do acordo fechado com o Banco Central para as instituições financeiras concederem essas mesmas condições especiais.
Agência R. Dias da Rocha - Av. N.Sra.de Copacabana, n. 00804.
Uma assinatura que vale muito
Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.