Mais Lidas

Na corrida para comprar chocolate

Maioria dos brasileiros pretende gastar mais dinheiro este ano

Por Gilberto Braga

Os preços dos ovos fizeram a enfermeira Iris Milani optar por comprar caixas de bombons para os filhos
Os preços dos ovos fizeram a enfermeira Iris Milani optar por comprar caixas de bombons para os filhos -

Rio - Mais uma Páscoa chegando e esse ano, segundo as pesquisas, será bem mais animada do que a do ano anterior. Levantamento da SPC e CDL apurou que 69% dos brasileiros pretendem gastar mais dinheiro com a data em 2018, enquanto no ano passado eram 57%. Isso representa um crescimento de 21% das intenções de compras.

Em 2018, o brasileiro vai desembolsar R$ 135, em média. A maioria dos gastos é com chocolate nas suas mais variadas formas. Só que também há os que investem em refeições especiais, como bacalhau e vinhos.

Uma característica interessante é que a pesquisa comprovou que muitos consumidores estão trocando o tradicional ovo de chocolate pelo produto em forma de bombons e barras. Quase a metade das pessoas que tem intenção de comprar, 48% delas, já informam que não abrem mão do chocolate, mas que o comprarão na forma de apresentação mais em conta.

Na comparação do preço, o chocolate na forma de bombons e barras custa menos da metade do que sob a forma de ovo. No entanto, o símbolo da Páscoa ainda é ovo, por isso o levantamento detectou que seis em cada dez pessoas pretendem comprar ovos, mas não para si, mas para presentear as crianças e cônjuges.

A criançada, como se sabe, adora os ovos de personagens e com brindes no recheio. Obviamente, custam ainda mais caro e podem pesar no bolso. Por isso é preciso tomar cuidado para que um prazer de um dia não vire pesadelo de um ano inteiro.

Geralmente quem deixa para comprar por último faz um bom negócio, quando as lojas fazem promoções relâmpagos para liquidar os estoques. Nesse ano não deve ser diferente.

Como o mês vira justamente no feriadão, bem quando o salário começa a cair na conta de muita gente, a corrida do ovo deve ser hoje, sábado e domingo nos supermercados e grandes lojas. Se você é um chocólatra, a sua hora chegou.

Gilberto Braga é professor de finanças do Ibmec e da Fundação Dom Cabral

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários