Mais Lidas

Kéfera Buchmann: 'Me tira do sério ver o quão desigual é o mercado de trabalho para a mulher'

Atriz revela detalhes da carreira, fala de política, vida pessoal e de seu relacionamento à distância

Por

Promoday - Kéfera Buchmann....
Promoday - Kéfera Buchmann.... -

Cria do Youtube, Kéfera Buchmann hoje realiza um dos seus maiores sonhos: atuar em uma novela. Depois de alguns trabalhos no cinema, a morena está no ar em 'Espelho da Vida', na Globo. Feminista e vegana assumida, Kéfera não esconde de ninguém o seu amor pelos animais e seu incessante desejo de dias melhores para o nosso país.   Atualmente ela mantém firme e forte o seu namoro com o DJ Eme, mesmo que à distância. Com vocês, Kéfera Buchmann de Mattos Johnson Pereira.

Depois de tanto tempo no YouTube, agora você finalmente chegou onde queria?

Quando eu criei o canal eu tinha a intenção que ele fosse uma porta de entrada, que algum diretor de TV e/ou cinema me visse e chamasse para fazer uma novela ou um filme. E o canal deu certo, aconteceu sem querer. Ninguém imaginava que a internet viraria o que é hoje. Sim, com certeza fazer a novela era um sonho e agora vou levar o trabalho como atriz (seja na televisão ou no cinema) junto com o meu canal.

Sempre foi seu sonho atuar em uma novela global?

Desde criança já sonhava em ser atriz. Com 15 anos comecei a fazer teatro. E na primeira aula, tive a certeza que era isso que queria fazer da minha vida. Então, sim, sonhava em trabalhar em uma novela.

Como surgiu essa oportunidade de fazer a Mariane? Você esperava?

Foi um convite do diretor Pedro Vasconcelos. Achei curioso porque ele conheceu meu trabalho assistindo a meus filmes e só depois viu meus vídeos na internet. Era um sonho trabalhar em uma novela e fiquei muito realizada com o convite.

Como foi receber a notícia que vc estava escalada?

Fiquei feliz por ser escolhida pelo Pedro, mas confesso que senti um pouco de medo, pois é bem diferente do que eu já tinha como experiência, que era o cinema e o teatro. A novela é uma obra aberta, a personagem começa de um jeito e você não sabe como ela termina. Mas estou muito feliz com esse novo desafio.

O que você e a Mariane tem em comum?

Temos em comum o fato de sermos atrizes que são ativas nas redes sociais. Mas só. De resto, somos totalmente diferentes.

Como está a repercussão da sua personagem nas ruas?

A Mariane apareceu bastante no primeiro capítulo, mas a trama dela mesmo ainda vai esquentar. Então, ainda não deu pra sentir a repercussão nas ruas. Mas na internet, recebi muitas mensagens de pessoas que acreditam no meu trabalho e que ficaram felizes ao me ver na novela.

Você já tinha experiência com o cinema, porque demorou a dar esse passo adiante? Não se sentia pronta?

Acredito que tudo na nossa vida acontece no momento certo. Então, acho que esse convite não foi à toa. Eu estava esperando pela Mariane, assim como ela estava esperando por mim.

E seu canal no YouTube? Sobra tempo para mantê-lo atualizado?

É possível conciliar, porque eu que decido a hora que vou gravar. Então, fico coletando temas ao longo dos dias e me concentro para gravar tudo certinho de uma vez.

Seus seguidores te cobram muito que você não deixe o canal de lado, essa pressão te preocupa?

Não estou sentindo essa pressão, eles sabem que eu não vou deixar o canal, eu já falei isso para eles. Além disso, estou sempre postando no Instagram. Eles estão muito felizes com a notícia da novela, estão empolgados para acompanhar o meu trabalho na televisão. É uma nova fase para mim e também para eles que já me acompanham há tanto tempo.

Muita gente notou que você não era muito engajada (pelo menos não abertamente), e de repente começou a levantar a bandeira do feminismo e do empoderamento. Em que momento e o que te fez perceber que isso deveria fazer parte do seu conteúdo, e porquê?

Faz dois anos que comecei a conhecer mais profundamente a causa do feminismo. Muitas pessoas não sabem o que significa de fato o feminismo. Então, eu fui lendo, estudando, aprendendo, e tudo foi ficando mais claro na minha cabeça. E foi ficando claro para mim também que preciso me posicionar. Eu lutei muito para chegar onde cheguei, ainda mais nessa sociedade machista que a gente vive. Eu já fui muito alvo de comentários machistas no YouTube. Eu era a única mulher que tinha um canal grande no começo. Hoje temos canais de outras mulheres, o que me deixa muito feliz. Ouvi muitas coisas machistas e não sabia lidar, eu tinha 17 anos. Era pesado e eu nem entendia o que estava acontecendo. Quando você percebe que o feminismo tem toda uma história, um passado, e que a gente está aqui hoje com direitos e, apesar de ainda não termos uma sociedade igualitária, a gente consegue viver muito melhor que as mulheres do passado. Tudo isso acontece porque o feminismo existiu e ainda existe.

Desde que começou, você já passou por enormes mudanças. A sua vida saudável é uma delas. Depois de tanto tempo andando na linha, não sente falta de enfiar o pé na jaca?

Faz parte da vida saudável ter noção que enfiar o pé na jaca também é saudável. Não podemos ser extremistas com nenhuma dieta. Nem nos privar de comer o que temos vontade o tempo todo. Então se tem vontade de comer algo, coma. Tá com desejo de comer alguma sobremesa ou algo considerado errado... Aliás, esse conceito de errado em relação à comida é algo que existe para fazer a gente sentir culpa, o que deveria ser descontruído porque isso gera vários distúrbios e transtornos. Na minha opinião, tudo tem que ter um equilibro porque é muito ruim as pessoas colocarem a comida como uma vilã para a mulher, principalmente. Faz muito tempo que abri mão de levar tão a sério isso de manter a linha sempre, isso judia muito. É importante manter o equilibro, comendo o que quer e não levar um estilo de vida sedentário, o que é muito importante.

Seu namoro com o Eme parece ser mais reservado que os seus antigos relacionamentos. Porque adotar essa postura?

Eu amadureci muito. E ele é um cara muito maduro. A gente gosta de postar fotos juntos, mas tudo tem um limite. Muitas coisas que vivemos não ficamos filmando e postando. Porque queremos manter a privacidade e não ficar refém de relatar tudo que acontece na nossa vida. Mas postamos fotos e escrevemos declarações sim quando temos vontade de fazer isso. É espontâneo, natural. Eu sou muito romântica, gosto de me declarar.

Como costuma lidar com relacionamento a distância? Isso atrapalha vocês?

Ele viaja muito, toca por todo o Brasil. E eu agora estou gravando a novela no Rio. Então sempre damos um jeito de nos encontrarmos. Quando ele pode, ele vem ficar comigo no Rio ou em São Paulo. Quando eu posso, o acompanho nas festas que ele toca. Eu acho que a distância não atrapalha a gente, sempre lidamos bem com isso. Acho que até ajudou a consolidar o sentimento. Ajudou a tornar o relacionamento mais maduro e a provar que confiamos um no outro. A base de um relacionamento é a amizade e a confiança. Não dá pra ter um relacionamento a distância e ter ciúme, porque assim não se vive em paz.

Onde vocês se conheceram? Foi amor à primeira vista?

Eu vi que ele tinha lançado uma música nova, pois um amigo meu postou no Instagram. Quando vi a postagem, fui no perfil dele e mandei uma mensagem. Ai a gente começou a conversar pelo Instagram. Quando ele teve uma reunião profissional em São Paulo, marcamos para nos conhecermos pessoalmente. E logo na primeira vez que saímos para jantar foi muito diferente, eu já fiquei muito interessada nele e ele em mim. A partir daí já ficamos juntos.

Tanto no cinema, quanto na TV, você já teve que lidar com preconceito por ter vindo da internet?

Não senti isso de ninguém, nem no cinema nem agora na novela. Todos foram muito legais comigo.

O que te tira do sério?

O que me tira do sério é ver o quão desigual é o mercado de trabalho para a mulher e quanto ainda somos oprimidas por conta do machismo da sociedade. Além disso, fico muito triste ao ver tanta gente doente por conta de padrões de beleza e estereótipos que são colocados na nossa cabeça.

Suas cachorrinhas e a gata vem morar no Rio contigo?

Se eu vier morar definitivamente no Rio por conta da novela, os trarei para cá comigo. Mas, por enquanto, estou entre Rio e São Paulo e tenho pessoas que me ajudam com eles enquanto estou gravando.

Essa não é a sua primeira vez morando no Rio. Mas agora com a carreira de atriz na TV, pretende ficar por aqui de vez ou volta pra São Paulo?

É minha segunda vez morando parcialmente no Rio como atriz. Já fiquei um tempo aqui antes por conta de um filme. Eu gosto muito do Rio de janeiro. E se gravar novela fizer parte da minha vida constantemente daqui para frente, por que não? Eu gosto bastante da cidade, é muito bom ter o mar por perto, isso me faz muito bem.

Qual é o sentimento que vem em você quando olha pra trás e percebe toda a sua trajetória até aqui?

Fico feliz de ter chegado onde cheguei, sempre quis muito conquistar esse espaço e finalmente exercer meu papel de atriz. Olhando para trás, vejo que evoluí. E isso inclui o conteúdo que coloco nas redes sociais. Espero que as pessoas gostem da novela e da Mariane tanto quanto eu.

Agora que teve seu trabalho reconhecido na TV aberta, ainda veremos aquela Kéfera sem papas na língua, que arrota alto e fala palavrões?

Sempre foi muito espontâneo o que fiz. Não vou forçar a barra para manter a imagem de moleca, até porque estou crescendo e amadurecendo.

Você costuma ser vaidosa?

Tenho fases. Já fui muito vaidosa. Hoje em dia eu não me preocupo tanto com isso, me preocupo mais com meu bem estar emocional do que com a vaidade em si. Prefiro estar vestida de forma confortável. Estou muito feliz e satisfeita com as ondas do meu cabelo depois que parei de alisá-lo. Tenho me sentido mais bonita de cara lavada, sem maquiagem. Sempre gostei de ser mais básica, mas eu me montava e às vezes me produzia excessivamente porque as pessoas querem te ver assim. Claro que vez ou outra vou querer estar mais arrumada, maquiada ou com um vestido de festa. Temos que nos sentir bem, isso é o mais importante.

Se precisasse fazer uma progressiva para algum personagem, você abriria mão dos cachos que você tanto lutou e ainda luta pra ter?

Progressiva para personagem não existe. A pessoa faz uma escova, grava, e depois lava e o cabelo volta ao que era. Acho que fazer progressiva não é decisivo para fazer ou não um personagem.

Você é boa na cozinha? E nos afazeres domésticos? Sabe se virar?

Sim, cozinho bem. Me viro bem na cozinha e demais afazeres domésticos. Sempre fiz tudo em casa e continuo fazendo.

Você acha importante como pessoa pública se posicionar politicamente?

Eu acho que sim, porque temos uma influência muito grande em pessoas que às vezes ainda não têm uma opinião formada, ou porque não se preocupam tanto com isso, ou porque não sabem o quão importante é falar sobre política e prestar atenção em quem vai cuidar do nosso país, estado ou cidade. Eu acho importante mostrar atitudes que condeno em um candidato e que, na minha opinião, podem prejudicar o país.

Acredita que nessas eleições as pessoas estejam mais engajadas com o voto consciente?

Eu acho que nessas eleições as pessoas estão muito briguentas, estão tratando as eleições como se estivessem em um ringue de luta. E a questão do voto consciente é o mais importante, é nisso que as pessoas precisam estar focadas.

Agora na TV aberta, rola um ciúme ou preconceito por parte dos colegas da plataforma?

Acredito que não.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Promoday - Kéfera Buchmann.... João Miguel Junior/Divulgação TV Globo
Globo/João Miguel Júnior photoshop:ColorMode: 3 photoshop:DateCreated: 2018-05-09 photoshop:ICCProfile: Adobe RGB (1998) signature: c3f745262c024ab525b056191e9ba7945752651638c38a154890157b7b9eafa4 stRef:documentID: 39B1D8A105F821542B803E2216ACA076 stRef:instanceID: xmp.iid:89e5608f-f533-bb48-8ea2-981cbd706177 stRef:originalDocumentID: 39B1D8A105F821542B803E2216ACA076 tiff:Make: Canon tiff:Model: Canon EOS 5D Mark IV tiff:Orientation: 1 tiff:ResolutionUnit: 2 tiff:XResolution: 30000000/100000 tiff:YResolution: 30000000/100000 unknown: 2 xmp:CreateDate: 2018-05-09T13:27:14:88 xmp:CreatorTool: FotoWare FotoStation xmp:MetadataDate: 2018-05-10T15:54:41-03:00 xmp:ModifyDate: 2018-05-10T15:54:41-03:00 xmpMM:DocumentID: xmp.did:34bc7a78-dfcb-f14b-84ff-dcec04e1a64c xmpMM:InstanceID: xmp.iid:34bc7a78-dfcb-f14b-84ff-dcec04e1a64c xmpMM:OriginalDocumentID: 39B1D8A105F821542B803E2216ACA076 Profiles: Profile-8bim: 1620 bytes Profile-exif: 13388 bytes Profile-icc: 560 bytes Profile-iptc: 1551 bytes João Miguel Junior/Divulgação TV Globo

Comentários