É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Não aos fogos de artifício

A audição dos animais é muito maior que a dos humanos, o que os tornam tão sensíveis ao barulho do foguetório

Por O Dia

Com audição muito sensível, pets sofrem com o barulho dos fogos de artifício
Com audição muito sensível, pets sofrem com o barulho dos fogos de artifício -

Essa semana noticiei morte de cães por causa do barulho de fogos de artifícios soltos no futebol. Triste! Apesar dos apelos, essa prática permanece. Até quando perderemos nossos peludos dessa forma?

Antes de falar do problema é preciso entender como é a audição dos pets. E quem nos diz é o veterinário Rogério Lobo, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Rio (Anclivepa/RJ).

A audição deles é muito maior que a nossa. Eles são capazes de ouvir o que não conseguimos escutar e identificar a origem de um som estando quatro vezes mais longe que local que nós.

E o estresse causado pelos fogos pode provocar acidente, fuga e até a morte. Então, é importante a plaquinha de identificação na coleira, caso ele fuja será mais fácil achá-lo. Mas Lobo conta que podemos acostumá-lo aos ruídos dos fogos.

Uma das maneiras é colocar esses sons para o pet ouvir e ir aumentando-o gradativamente, mas o tutor tem que estar junto dando carinho e petiscos. No entanto, isso demanda tempo, então ainda dá para treiná-lo até o Ano Novo. 

E se ainda assim ele não se acostumar, fique junto dele na hora do foguetório. É bom que ele fique em local sem acesso à rua ouvindo algum som. E não o deixe amarrado porque ele pode se desesperar ese enforcar com a coleira.

 

PELUDOS NA RIO RESTAURANT WEEK

Pets que forem aos estabelecimentos da Rio Restaurat Week ganharão o sachê da Mars Petcare será - Divulgação

Hoje é o último dia Rio Restaurant Week, festival de comida mediterrânea. E o que isso tem a ver com os pets? É que os estabelecimentos são Pet Friendly e patrocinados pela Mars Petcare e vão distribuir para os peludos sachês super premium gourmet Sheba (gatos) e Cesar (cães), novidade no Brasil. Corre lá: restaurantweek.com.br.

RIO RECEBE HOJE A PARADA PET EM IPANEMA

É na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, das 8h às 13h. Tem "cãominhada", microchipagem, Papai Noel e sorteio e distribuição de brindes e feira de adoção. O 'Pet Influencer' Jon Snow e o 'ator' Golden Bowie estarão lá. O som é da Radio Ibiza com reggae, rock e MPB. É diversão garantida! De graça!

VAGAS PARA RESIDÊNCIA EM VETERINÁRIA

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da UFF abriu o edital com vagas para 2020 para residentes em várias áreas, entre elas veterinária. As inscrições vão da próxima terça-feira até o dia 16 de dezembro apenas pela internet. Mais em http://bit.ly/2KeSSxU.

ME LEVA?!

Piratinha está à espera de um lar - divulgação
Oi. Sou a Piratinha e estou em busca de uma família para amar e ser amada. Tenho 2 anos e sou muito esperta. Estou castrada, vermifugada e vacinada. Sou de porte pequeno. Para me levar, fale com a Monica pelo Whatsapp 9-9626-1120.

VOLUNTÁRIO

No próximo sábado tem o "Cada Um Cuida de Um", evento da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, na Fazenda Modelo, em Guaratiba, das 9h às 16h. Saiba como participar em m.facebook.com/events/528236397759186?sfnsn=mo.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Com audição muito sensível, pets sofrem com o barulho dos fogos de artifício Reprodução Internet
Postura encolhida e tremores também são indicativos de que o pet está assustado Reprodução Internet

Comentários