É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Universo pet também tem seu Outubro Rosa

Câncer de mama é muito comum em cadelas e gatas, e a principal causa é a produção de hormônios, por isso a castração é recomendada por profissionais

Por O Dia

O câncer de mama também é comum em cadelas e gatas
O câncer de mama também é comum em cadelas e gatas -

O mundo pet também tem seu outubro rosa. É que, assim como as mulheres, as cadelas e gatas também podem ter câncer de mama, e nelas a doença também é muito frequente. Existem muitos fatores de risco, mas a principal influência são os hormônios sexuais, estrogênio e progesterona, como explica a veterinária Carmen Helena de Carvalho Vasconcellos, doutora em cirurgia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Segundo ela, a castração é a melhor maneira de prevenir o problema. Fica aí o alerta de Carmen para aqueles que são contra o procedimento. E a veterinária ainda reforça: quanto mais cedo essa cirurgia for realizada, maior a proteção. E claro, também é importante apalpar as mamas para detecção dos nódulos.

Apalpar as mamas ajuda a detectar nódulos nas gatas e cadelas - Internet

Mas, calma. Assim como nos humanos, se o câncer aparecer, há tratamento. Ao perceber algum nódulo ou massa nas mamas das fêmeas procure logo um veterinário para fazer os exames. No entanto, para Carmen, a cirurgia para a retirada da cadeia mamária é o principal a se fazer. Porém, se houver metástase é preciso escolher que tipo de tratamento será o melhor para o animal.

Carmen conta, ainda, que a ocorrência de tumores de mama em machos é muito rara, mas pode acontecer. Na maioria das vezes está associada à presença de tumores nos testículos, produtores de hormônios femininos. Portanto, olho também neles!

Quem ama, cuida! 

 

USAR MEIAS FICOU MUITO MAIS DIVERTIDO COM LUZ DE LED

As meias agora têm luz de led - Divulgação

No próximo sábado é Dia das Crianças e animais e os pequenos têm tudo a ver. E a Pukt sabe tanto isso que lançou essas meias sapatilhas com carinha de esquilo e luz de led. Mas há várias opções tanto para meninos quanto para meninas. R$ 54,90 em www.puket.com.br.

 

FEIRA DE ADOÇÃO NO BANGU SHOPPING

O Bangu Shopping acaba de entrar no universo Pet Friendly e estreou com a feira "Me chama de seu Pet?" em parceria com a ONG AdotaPetz. Os bichinhos estarão vacinados e vermifugados e, os acima de 6 meses, serão castrados. O evento também aceita doações para a ONG. Hoje, na R. Fonseca 240, das 14h às 19h.

CADELA GLÓRIA GANHA DOCUMENTÁRIO SOBRE ADOÇÃO

A Qualitá, uma das marcas do GPA, fez um documentário sobre a adoção da cadela Glória. A campanha mostra o primeiro contato dela com a sua adotante. O vídeo é uma história emocionante sobre adoção, afeto, companheirismo e amizade, que só os pets são capazes de nos dar: youtube.com/watch?v=FhtLMsY0CO4.

 

ME LEVA?!

Tovar está na Focinhos de Luz - Internet

ONG PRECISA DE VOLUNTÁRIOS

O projeto "Save Dog", dos alunos do 1º ano do Ensiono Médio do Pensi de Madureira e bairros vizinhos, na Zona Norte do Rio, está precisando de doações de ração, cobertores, coleiras e potes e garrafas pet. Saiba mais em @savedogpensi.

 

Galeria de Fotos

O câncer de mama também é comum em cadelas e gatas Internet
A castração é a melhor maneira de prevenir câncer de mama em pets Internet
Apalpar as mamas ajuda a detectar nódulos nas gatas e cadelas Internet

Comentários