Marca Fácil contabiliza mais de 90 mil agendamentos e reduz filas nos hospitais

Novo sistema de marcação de consultas e exames na rede pública foi implementado em agosto, com bons resultados

Por O Dia

Os usuários das unidades de saúde de Campos recebem o aviso de marcação de consultas por mensagem de texto no celular, sem a necessidade de aguardar em filas
Os usuários das unidades de saúde de Campos recebem o aviso de marcação de consultas por mensagem de texto no celular, sem a necessidade de aguardar em filas -
Campos — O balanço dos dois primeiros meses de funcionamento do novo processo de marcação de consultas e exames indica que o sistema deve atingir seu objetivo de zerar as filas em frente aos hospitais e postos de saúde da rede municipal. De acordo com a Secretaria de Saúde de Campos, mais de 90 mil agendamentos foram feitos seguindo as novas normas, em agosto e setembro, e o efeito prático foi a redução drástica da concentração de pessoas nas unidades apenas aguardando para marcarem seu retorno.
“O Marca Fácil teve uma reposta muito positiva. Tivemos um aumento grande no número de marcações on segundo mês, o que mostra a evolução do sistema. Nos próximos meses iremos expandi-lo para toda a rede municipal”, aponta Sávio Saboia, subsecretário de Saúde, em referência aos quase 59 mil agendamentos feitos em setembro, contra 33 mil no mês anterior.
No novo protocolo, o usuário procura uma Unidade Básica de Saúde e solicita a marcação. Mais tarde, ele receberá uma mensagem de texto em seu celular com dia, hora e local do seu procedimento. O paciente que não tiver celular ou morar em área remota com baixo sinal vai ter a confirmação feita diretamente por um servidor.
“Esse sistema vai acabar com as filas físicas tanto nos hospitais como nas unidades básicas e pré-hospitalares”, aposta Abdu Neme, secretário de Saúde. “Além de dar mais celeridade ao atendimento em toda à rede”.

Comentários