Formando novos leitores no meio e com a linguagem ideais

Secretaria de Educação cria canal de YouTube para que os estudantes da rede municipal compartilhem seus hábitos de leitura

Por O Dia

Os alunos da rede municipal de Campos terão um canal no YouTube para compartilhar seus hábitos de leitura
Os alunos da rede municipal de Campos terão um canal no YouTube para compartilhar seus hábitos de leitura -
Campos — Estimular o hábito da leitura nas crianças pode ser um desafio. Quem melhor para executar a tarefa do que elas mesmas. A coordenação de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) lança na próxima quarta-feira (9) o canal do Youtube “Eu Curto Ler”, com dicas de leitura dos próprios estudantes do Fundamental 1 e 2. A cerimônia de apresentação do projeto será na Biblioteca Interativa do Cemei do Parque Aurora.
“O mundo moderno é interativo. O canal com dicas tem como finalidade fomentar a leitura por meio do protagonismo de nossos alunos, no espaço digital”, comenta Ana Raquel Pourbaix, coordenadora do Programa Municipal de Incentivo à Leitura. “As crianças vão compartilhar os livros que mais gostam de ler, os autores preferidos, seus interesses sobre a leitura”.
Todas às quartas, a partir das 20h, um novo vídeo com um aluno do Fundamental 2 (6º ao 9º ano) será publicado no canal. Às sextas, é a vez dos pequenos leitores do Fundamental 1 (1º ao 5º ano).
Todos os alunos da rede municipal podem participar. Basta gravar um vídeo de até 5 minutos de duração, contendo uma dica literária, na posição horizontal, em um espaço de leitura, com linguagem apropriada e autorização de uso de imagem preenchida. O vídeo e a autorização devem ser enviados para o e-mail linguaportuguesasmece@gmail.com.

Comentários