Os caminhos do Paraíba do Sul em exposição no Museu Histórico

Mostra parte do Seminário Itinerante Franco-Brasileiro fica em cartaz na cidade até o fim do mês

Por O Dia

Vista do Centro de Campos ao entardecer a partir do Rio Paraíba do Sul
Vista do Centro de Campos ao entardecer a partir do Rio Paraíba do Sul -
Campos — O Museu Histórico de Campos abre na terça-feira a exposição “Cidades e rios na história do Brasil: rio Paraíba do Sul”, a partir das 18h30. Parte do VI Seminário Itinerante Franco-Brasileiro, realizado desde 2004 com a participação de pesquisadores da Université de La Rochelle e Universidade Estadual de Goiás, a mostra fica em cartaz até o fim do mês, com entrada gratuita.
A Uenf organiza a edição campista do Seminário Franco-Brasileiro. Após a inauguração da exposição, a mesa “Cidades e rios: questões ambientais de ontem e de hoje”, no auditório do museu, às 19h. Os debatedores são Aristides Soffiati Netto (UFF-Campos), Edilson de Souza Barcellos (UFV), além dos pesquisadores franceses, Gerard Thouzeau – LEMAR, UMR 6539 (CNRS, UBO, IRD, Ifremer) e Grégory Beriet (Université de Guyane, Laboratoire EA 1163 CRHIA). A mediação será feita por Gercinair Gandara (Campus Universitário de Uruaçu – GO).
“Poder falar sobre os rios e dar ênfase ao nosso rio Paraíba do Sul é um método de conscientizar a população da necessidade de se preocupar com o meio ambiente, almejando uma melhor qualidade de vida para a sociedade”, discursou Graziela Escocard, gerente do Museu Histórico.
A exposição percorre as cidades abordando os rios urbanos, ocupação, usos e desafios ambientais. Em Campos, naturalmente, o Rio Paraíba do Sul é o destaque, dada sua grande extensão e seu papel fundamental na formação das cidades e da rede urbana da Região Norte Fluminense.
Museu Histórico de Campos
Solar Visconde de Araruama, Praça São Salvador, 40, Centro.
Agendamentos para grupos, no local ou no telefone (22) 98175-0616.
Horário de funcionamento: Terças a sextas, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.

Comentários