Toyota lança versão do Yaris com 277 cv de potência

Modelo tem câmbio manual, tração integral e suspensão independente nas quatro rodas. Versão foi anunciada em salão no Japão

Por O Dia

Geração do Yaris vendida lá fora tem visual mais agressivo e utiliza nova plataforma da marca
Geração do Yaris vendida lá fora tem visual mais agressivo e utiliza nova plataforma da marca -

A Toyota apresentou no último fim de semana versão mais apimentada do Yaris, a GR. Desenvolvido em parceria com a equipe de competições da marca, Gazoo Racing, o modelo traz motor três cilindros turbo 1.6 de 277 cv de potência, 167 a mais que o entregue pela versão 1.5 vendida por aqui. 

O modelo chega para o mercado europeu e oriental em duas versões: RZ First Edition, vendida por 32.563 euros (cerca de R$ 150 mil, em conversão direta), e RZ High-Performance First Edition, que sai por 37.497 euros (R$ 172 mil, em conversão direta). Segundo a japonesa, o GR Yaris representa o retorno do icônico Celica GT-Four, de 1999. Com o lançamento, a marca também abre a possibilidade do retorno as competições de rali.

O conjunto sob o capô é de fazer inveja em muito esportivo. Os engenheiros desenvolveram motor três cilindros 1.6 com turbo e injeção direta, chamado de G16-GTS, capaz de entregar até 272 cv de potência e 37,70 kgfm de torque (versão japonesa) ou 261 cv e 36,7 kgfm (versão européia).

A transmissão é manual de seis marchas e a tração integral permanente GR-Four, que permite alterar a entrega de força entre os dois eixos de acordo com a demanda. São, ao todo, três opções: Normal (60:40), Sport (30:70) e Track (50:50). Há a opção de mandar a tração 100% ao eixo dianteiro ou traseiro.

Com a motorização, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge a máxima de 230 km/h. O GR Yaris tem, ainda, freios tem discos ventilados e suspensão independente nas quatro rodas. Completa a lista de mudanças, o teto com reforço em fibra de carbono e painéis de porta em alumínio, para deixar o modelo mais leve.

Completamente diferente do nosso Yaris, o Yaris que serve de base para a versão esportiva é de nova geração e usa a plataforma TNGA. Com ela, ele mede 3,99 m de comprimento (15 cm menor), 1,80 m de largura (7 cm maior) e 2,55 m de entre-eixos. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Geração do Yaris vendida lá fora tem visual mais agressivo e utiliza nova plataforma da marca Divulgação
Banco tem apoios esportivos, central multimídia flutuante e painel de instrumentos com tela em TFT Divulgação
Modelo tem para-choque com tomada de ar de grande dimensão e faróis com assinatura em LED azul Divulgação
Versão esportiva GR só tem duas portas Divulgação
Toyota lança versão esportiva do Yaris capaz de entregar até 277 cv de potência Divulgação
Versão tem escape esportivo com ponteira dupla fotos Divulgação
GR Yaris tem discos ventilados nas quatro rodas Divulgação
Variante enviada para Europa terá potência reduzida em 10 cv Divulgação

Comentários